Desencaixotando Rita

Desencaixotando Rita
Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

Me gusta lo no-dicho

Em tempos de mercúrio na oitava casa, ou ainda, em tempos de silêncio, quem tem meia-palavra é rei.
A quase-palavra se apresenta, todavia, como a eminência parda. A realeza legítima por detrás das camadas.
A semi-palavra. Que emerge ctônica das profundezas feito lava. E desaparece sem deixar vestígios.

Não me entendam mal, mais até do que os não-ditos eu gosto mesmo dos quase-ditos.
Aprecio as palavras que estão prestes a descobrir seu rosto, revelando o que têm a dizer.
No entanto, não o fazem.
Recolocam a bela máscara veneziana de bronze e pronto.
Lá estão novamente: inescrutáveis. Infinitesimais.
Quando prestes estou a desvelar-lhes o sentido, num instante recobrem-se de mistério. Uma grossa dobra de opacidade as envolve, interrompendo seu deciframento.

Estas são as minhas preferidas.
São tão astutas. Armam-se de setas, deslizam sobre velozes vetores e apontam. Logo mudam de direção e aquele sentido ignorado - para onde então apontavam - esvanece como a pobre Eurídice na medida em que eu, como Orfeu, lancei-lhe um olhar antes do momento.

Ah, o descompasso.
Estas palavras sabem tudo sobre ele. Tiram-lhe o máximo proveito.
Nascem deste intervalo, na verdade. E a ele sempre retornam quando acossadas pelas vãs exigências da linguagem.
Sentido? Estas palavras riem na cara do sentido.
Não se submetem a ele, esquivas que são.

A possibilidade de dizê-las é unicamente comportada pelo não-dizer. É apenas não-dizendo que estas palavras se mostram. È no brutal contraste com o silêncio que elas surgem triunfantes e certeiras.

É por isso que eu gosto dos não-ditos.

3 comentários:

  1. Dito pelo não dito, sei que vi "Orfeu" do Cocteau hoje.

    ResponderExcluir
  2. Ah Rita, que luxo. Pura potência... palavra mágica, toda trabalhada na poética do quase, sacudindo contingências, pulando fendas do talvez... Cuidado, amiga, cuidado ao desvelar o quase, tirar o veu, olhar trecho final de livro sem antes ter chegado. Cuidado que o tédio do instante murcha qualquer talvez, possibilidade, potência. "O amor não é mais do que o ato
    Da gente ficar
    No ar antes de mergulhar" Trampolim - Caetano.

    ResponderExcluir

Comentam por aí...